Segurança condominial
A SAFETY FACILITIES te dá algumas dicas para evitar invasão, arrastão e a manter seu condomínio mais seguro.
A segurança é um dos assuntos mais debatidos na gestão condominial. Não é apenas uma preocupação do síndico, mas também de todos os moradores.
Com uma crescente violência nas cidades, e um elevado incidentes de invasões em condomínios, é necessário redobrar a atenção.
Sabemos que proteger um condomínio não é tarefa fácil, é preciso capacitar e treinar os controladores de acesso, dotando estes colaboradores de conhecimentos e técnicas que sejam capazes de deixá-los aptos e atentos quanto a rotina do dia a dia, a empresa precisa criar estratégias e meios para tirar estes colaboradores da zona de conforto, realizando testes e simulações visando despertar atenção redobrada quanto a tudo que acontece nas proximidades do condomínio.
Deixando o ambiente mais seguro e livre de ameaças.
A SAFETY FACILITIES, selecionou, algumas dicas essenciais para manter o seu condomínio seguro.
1) Definir o perfil do controlador de acesso
O controlador de acesso deve ter uma boa postura, pois este profissional tem uma grande responsabilidade e que muitas vezes é negligenciada, por não ter o conhecimento da responsabilidade que possuem.
Pois bem, o controlador de acesso tem o acesso do condomínio em suas mãos, todos os incidentes relacionados a invasão de condomínios, se dá pela porta de entrada do condomínio, na grande maioria das vezes, por falta de atenção do controlador de acesso, seja por excesso de confiança, pela rotina que já o deixa confortável e com a certeza de que não acontecera nada.
Cabe ressaltar que estes itens são os grandes inimigos da segurança, rotina e excesso de confiança.
E por isso, é muito importante que este profissional passe por treinamentos e simulações constantes e que sejam capazes de dota-los de conhecimentos e habilidades psicológicas para fazer o atendimento das pessoas de maneira mais atenta.
2) Identificação de Entrada
Outra forma de evitar que o condomínio seja vítima de criminosos é investir na identificação de entrada de todas as pessoas.
Visitantes ou prestadores de serviços, devem ser identificados antes de acessar o condomínio.
Após os visitantes ou prestadores mostrarem sua identificação com foto, o passo seguinte é interfonar para o apartamento e confirmar se o morador está esperando determinada pessoa ou serviço.
Assim que essa prática se tornar um hábito, vai se tornar tudo muito natural, e menos dificultoso e mais prático. É claro que de início existe todo aquele processo de adaptação, mas não há como negar que isso vai evitar uma série de problemas, inclusive arrastões e invasão no condomínio.
3) Contingências
Tudo o que acontece diferente no condomínio, que são rotinas previsíveis, deve haver uma contingência. O condomínio deve ter a contingência prevista, estudar suas características – vertical ou horizontal – e definir quais são as contingências que devem ser executadas pelo funcionário. Ex. A quebra de um elevador, falha no fornecimento de energia, o que fazer nestes casos¿
Deve se ter um procedimento de contingência para todas as ocorrências que possivelmente possam ocorrer.
4) Câmeras
Outro ponto essencial para evitar arrastão em condomínio é ter um sistema de câmeras de segurança por todo o seu condomínio, em especial nos locais em que há grande fluxo de pessoas.
A dica é instalar no portão de entrada do condomínio, dentro dos elevadores, hall de espera e no estacionamento também.
5) Autorização de entrada
É essencial que os controladores de acesso tenham como hábito a prática de fazer com que todo visitante ou prestador de serviço se identifique na portaria, sempre mostrando RG, CNH ou demais documento com foto. Após o indivíduo se identificar, o passo seguinte é interfonar para o apartamento e solicitar autorização de entrada, procedendo a liberação somente após a confirmação do morador.
É claro que este procedimento deveria ser o padrão porem não há como negar que isso muitas vezes não acontece de forma eficaz.
Assim que essa prática se tornar um hábito, tornar se muito natural, menos dificultoso e será primordial para evitar uma série de problemas, inclusive o arrastão.
6) Atualização do Modus Operandi (Modo de Operação)
Os porteiros devem ser mantidos atualizados do Modus Operandi, ou seja, do modo pelo qual os criminosos se utilizam para realizar invasões em condomínio, suponhamos que alguns criminosos estejam agindo fazendo uso de um carro dos Correios, os porteiros vão ficar mais antenados e certamente cumprirão o procedimento. Eles prestarão mais atenção, e a chance de acontecer algo será bem menor.
7) Posicionamento estratégico das câmeras
Outro ponto essencial para evitar invasão e arrastão em condomínio é ter um sistema de câmeras de segurança por todo o seu condomínio, em especial nos locais em que há grande fluxo de pessoas.
A dica é instalar no portão de entrada do condomínio, dentro dos elevadores, hall de espera e no estacionamento também.
Existe um leque de tecnologias no setor que podem ser aliadas na proteção do condomínio. O posicionamento estratégico das câmeras e a especificação de cada uma para determinados pontos do condomínio tem uma lógica. Então, não é a quantidade de câmeras que vai determinar um bom resultado para o sistema de segurança, mas os pontos estratégicos em que devem ser colocadas.