Saiba mais sobre a profissão Copeira, uma figura fundamental para o funcionamento de cozinhas corporativas.
Copeira
A Copeira de cozinha é uma profissional que se ocupa dos serviços de copa, podendo atuar em locais como:
- Hospitais
- Buffets
- Restaurantes
- Empresas
Suas atividades variam de acordo com o tipo de estabelecimento em que estará atuando e também com as necessidades de serviços de copa do local.
Por exemplo, empresas precisam de copeiras para servir lanches e cafés em determinadas ocasiões, enquanto que hospitais precisam de copeiras para distribuir às refeições dos pacientes de acordo com suas necessidades nutricionais, tornando-a uma figura importante na melhora dos pacientes.
Em Buffets e Restaurantes o trabalho da copeira pode acabar sendo um tanto mais abrangente, visto que a cozinha é um fator fundamental e o alicerce para o negócio de empresas destes segmentos.
Uma copeira de cozinha faz em seu dia a dia atividades como:
- Preparação de cafés, sucos ou lanches em geral
- Montagem das bandejas para servir aos clientes
- Servir alimentos com cortesia e educação
- Organizar e preparar mesas
- Cuidar da limpeza dos utensílios
- Cuidar da cozinha e preparação dos alimentos
Em geral, faz serviços que são essenciais em ocasiões e contextos onde é preciso servir convidados ou receber apoio para a organização e manutenção de cozinhas.
Não podemos esquecer que as copeiras precisam ter os EPIs devidos fornecidos pelo seu empregador, tais como:
- Calçados e botas de segurança
- Aventais
- Máscaras
- Toucas
- Luvas de proteção
Curiosidade: insalubridade para Copeira de cozinha
Antes de mais nada já vamos adiantar: as copeiras NÃO têm direito à adicionais de insalubridade! Mas você sabia que uma copeira de cozinha brasiliense conseguiu este direito?
Em 2017, uma copeira de um hospital particular do distrito federal entrou em disputa judicial com o hospital onde trabalhava para ter direito à receber o adicional, pois a mesma afirmava que o ambiente onde trabalhava era insalubre.
O empregador negou a afirmação e então o juiz determinou uma perícia técnica para verificar se de fato o ambiente era insalubre ou não.
O resultado mostrou que a copeira estava de fato exposta a agentes biológicos que poderiam afetar sua saúde e que também o empregador não estava fornecendo os EPI’s necessários. Logo, ela ganhou seu direito à receber o adicional de insalubridade em grau máximo.
Qual é a diferença entre Copeira e Ajudante de cozinha?
Estas profissões estão fortemente relacionadas pois ambos desempenham suas tarefas dentro da cozinha e tem a função de prestar apoio às atividades realizadas dentro da mesma.
As diferenças entre estas duas profissões vai depender das atribuições que a empresa irá definir para o profissional, uma vez em que ambas possuem o dever de desempenhar serviços de copa e de auxílio na cozinha, que são bem generalistas.
Algumas vagas para o Ajudante de cozinha têm basicamente as mesmas atribuições que uma copeira possui, enquanto que para outras vagas o ajudante de cozinha tem funções mais relacionadas à limpeza e organização do local.
Resumidamente, ambas as profissões são praticamente iguais em suas atividades. Estas diferenças irão depender das atribuições que o profissional irá ter e isto é algo que não é possível definir um padrão.